Taís Araújo admite frustração com reviravolta de “Vale Tudo”: “Gostaria muito de ver outra narrativa”

O remake de “Vale Tudo“, escrito por Manuela Dias, continua dividindo opiniões do úblico. Desta vez, uma mudança no roteiro da obra original proposta pela autora da nova versão incomodou muitos telespectadores: a inesperada ruína de Raquel Acioli (Taís Araújo).
Depois de ascender como empresária e ganhar 1 milhão de reais em um reality show culinário, Raquel teve que voltar a vender sanduíches na praia após ter sua empresa fechada por Odete Roitman (Débora Bloch). Como mencionado anteriormente, isso não acontece na versão original do folhetim exibida em 1988 – pelo menos não a ponto de fazer a protagonista perder tudo aquilo que alcançou com tanto suor e trabalho.
Quem também não parece ter gostado do destino da personagem foi sua intérprete. Em entrevista à Quem, Taís Araújo revelou que também ficou surpresa quando recebeu o roteiro que destacava a queda da empresária e admitiu que esperava que a jornada de sua personagem fosse diferente.
“Eu recebi com susto, porque não era a trama original, né? Então, pra mim a Raquel ia numa curva ascendente. E aí, quando eu vi aquilo, eu falei: ‘Ué, vai voltar pra praia, gente?’. Então, primeiro eu tomei um susto. Aí eu entendi que também ok, a Manuela está escrevendo uma parte da história que é a parte que ela escolheu escrever, então vamos embora fazer”, disse a atriz.
Ela continuou: “Como telespectadora, eu também tinha a esperança e gostaria muito de ver uma outra narrativa sobre mulheres negras. Quando eu peguei a Raquel pra fazer, eu falei: ‘Cara, essa é a narrativa de uma mulher que é a cara do Brasil, e ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho, e ela vai ascender e vai permanecer, isso vai ser uma narrativa muito nova do que a gente vê da mulher negra’. Eu tinha essa esperança”.
“Então, quando eu vejo que isso não aconteceu, eu confesso que eu fico triste e frustrada. Porque a gente tá pronto pra esse tipo de narrativa, a gente quer se ver nesse lugar. É urgente que a gente se veja nesse lugar. E eu acho que a Raquel tinha todas as possibilidades da gente contar essa nova narrativa dessa mulher. Então, quando eu vejo eu falo: ‘Ai, meu Deus, não vai ter’. Aí eu tenho que lidar com a realidade que me cabe, que é a de intérprete de uma personagem que não é escrita por mim”, completou Taís.
A atriz de “Vale Tudo” disse ainda que está acompanhando as críticas do público ao desenvolvimento de sua personagem e admitiu que compartilha do mesmo sentimento de frustração. Para Taís, sua Raquel poderia enfrentar conflitos de outra ordem, mas não mais aqueles que já haviam sido superados após tanta batalha.
Assista à entrevista completa: