Cena de casamento cancelado em “Travessia” foi inspirada em um caso real; assista!
Uma cena da novela Travessia exibida no capítulo dessa sexta-feira (14) teve grande repercussão nas redes sociais. Trata-se do casamento no civil entre Bia (Clara Buarque) e Oto (Rômulo Estrela), cujo matrimônio não pôde ser oficializado após uma brincadeira inapropriada da noiva durante a cerimônia.
Após ser questionada pelo juíz se aceitava Oto Riva Bianchi Medeiros Lobo como seu legítimo esposo, Bia responde que “não” aos risos, mas no mesmo instante diz que é uma brincadeira, afirmando sua escolha com um “sim”. O juíz, no entanto, leva a brincadeira a sério e, sem pensar duas vezes, anuncia que a cerimônia está oficialmente cancelada.
“Hã? Como assim cancelado?”, pergunta Bia. “A senhorita disse ‘não’. Isso aqui não é brincadeira, isso aqui é muito sério. Infelizmente hoje não tem casamento não. Artigo 1538 do código civil, arruma uma outra data, um outro dia, tá ok?”, responde o juíz.
Inconformada com o rumo que o seu casamento tomou, Bia lamenta nos braços de Oto que tenha ocasionado a constrangedora situação. “Tá tudo bem, a gente remarca. Eu entendi que foi uma brincadeira, todo mundo entendeu”, consola o noivo.
Assista à cena:
A cena foi inspirada em um fato real que aconteceu em 2016, em Campo Limpo, São Paulo. No vídeo, que só viralizou nas redes sociais no início desse ano, Mirian Ferraz é questionada pelo juíz de paz se é de sua vontade casar-se com Vanildo Vieira. A noiva responde que “não”, mas na sequência revela que é apenas uma “brincadeira”. O juíz, no entanto, revela que o momento não é apropriado para tal e anuncia o fim da cerimônia.
“Não pode brincar”, diz o juíz. “Desculpa”, pede Mirian. “Não tem desculpas. É sério, brincadeira não pode fazer nessa hora. É verdade, é a pergunta principal que a gente faz. Tá tirando foto, tem testemunha. Infelizmente, hoje a gente não vai casar, não”, afirma a autoridade.
Relembre:
De acordo com o 1.538 do Código Civil, a “afirmação de vontade” é considerada como algo solene e determina que a celebração do casamento seja “imediatamente suspensa” caso algum dos noivos afirme que “não é livre e espontânea”. Além disso, o casamento não pode ser remarcado no mesmo dia se for cancelado por este motivo (via O Globo).
Na internet, a cena de “Travessia“ dividiu a opinião de internautas. “Esse plot do casamento cancelado é o mais ridículo que eu já vi em toda a minha vida”, disse uma usuária do Twitter, insatisfeita com o trecho. “Sabe o que eu fico indignada? É que a Glória alterou o enredo pra enfiar essa cena horrível do casamento do Oto e não alterou a novela pra melhorar mesmo vendo os inúmeros erros”, opinou outra pessoa.
Em contrapartida, há quem pareça ter se divertido com a cena. “Rapaz, essa cena do casamento do Oto me surpreendeu. Aconteceu essa situação um dia desses e a Glória incorporou nessa bomba de novela. Gostei!”, disse um espectador da novela. “Essa cena de casamento cancelado me arrancou uma bela gargalhada”, afirmou outra internauta.