Conheça “Viveiro”, filme de suspense aclamado pela crítica, mas que divide as opiniões do público

É absolutamente comum que um mesmo filme agrade a crítica especializada e desagrade o público, ou vice-versa. “As Branquelas“, por exemplo, se tornou um clássico da comédia no Brasil e tem apenas 15% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O popular romance “Simplesmente Acontece“, também amado pelos brasileiros, tem apenas 32%.

Essa disparidade de recepções entre crítica e público também afetou “Viveiro“, filme de suspense lançado em 2020. O longa alcançou 73% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, enquanto o índice de aprovação do público no mesmo site é muito inferior: apenas 39% dos espectadores gostaram do longa-metragem. No IMDb, plataforma em que os usuários podem avaliar filmes e séries com notas de zero a dez, o longa possui uma média de 5,9 pontos.

Apesar de controverso, “Viveiro” é definitivamente um filme instigante que entrega aos espectadores mais perguntas que respostas. E quando uma história tem a capacidade de provocar essas reações no público, ela é definitivamente uma história que vale à pena ser vista.

A trama acompanha Gemma (Imogen Poots) e Tom (Jesse Eisenberg), um casal de namorados que decide avançar na relação e morar juntos. Eles, então, começam a procurar por um imóvel e se deparam com uma proposta animadora de um corretor de imóveis, que diz ter uma casa perfeita em um condomínio com um preço bastante acessível.

Eles visitam o conjunto habitacional e se surpreendem ao verem que todas as casas são exatamente iguais, desde cor à decoração. As expectativas do casal não são correspondidas e eles decidem abandonar o local sem demonstrar muito interesse em comprar a residência. No entanto, ao tentarem deixar o condomínio, eles percebem que estão em um labirinto sem saída e que sempre acabam voltando para o mesmo lugar: a casa de número 9.

O casal fica desesperado sem entender o que é aquele local e quem está os prendendo ali. Não bastasse o caos da situação, tudo fica ainda mais complicado quando Gemma e Tom recebem um bebê em uma caixa, com uma mensagem dizendo que eles sairão do condomínio se cuidarem da criança. As surpresas ficam ainda mais chocantes quando eles percebem, ao passar dos dias, que aquela não é uma criança comum.

Assista ao trailer:

O elenco inclui ainda Molly McCann, Jonathan Aris, Côme Thiry, Danielle Ryan, Senan Jennings e Olga Wehrly.

A direção é de Lorcan Finnegan, que também assina o roteiro ao lado de Garret Shanley. Brendan McCarthy e John McDonnell são os produtores, enquanto Violaine Barbaroux, Todd Brown, Manuel Chiche, Maxime Cottray e Nick Spicer atuam como produtores executivos.

Pôster oficial de “Viveiro”.

Viveiro” está disponível na Prime Video.