“O Que Jennifer Fez?”, novo documentário da Netflix, alcança o Top 10 de filmes mais assistidos na plataforma

Fotos do caso real retratado no filme O Que Jennifer Fez?, da Netflix.

Apenas um dia após lançar o trailer de “O Que Jennifer Fez?“, a Netflix já disponibilizou o aguardado documentário na plataforma de streaming. Nesta sexta-feira (12), apenas dois dias depois de sua estreia no serviço, o título já alcançou o Top 10 entre os filmes mais vistos no serviço, figurando atualmente na nona posição.

A sinopse oficial do documentário diz: “Foi um crime violento que abalou uma pacata cidade canadense: intrusos misteriosos invadem a casa de imigrantes vietnamitas, aterrorizam a família e deixam uma filha traumatizada como única testemunha. Vizinhos e amigos descrevem a família como hospitaleira, generosa e trabalhadora – como poderiam ser alvos?”.

O caso real

Jennifer Pan era filha dos imigrantes vietnamitas Bich Ha Pan e Hann Pan, que se mudaram para o Canadá com o propósito de dar a melhor educação que a filha poderia receber. Ela sempre acatou as ordens do pai, chegando até a se formar em Farmácia a pedido dele. A jovem parecia iniciar uma trajetória brilhante, mas o que parecia um sonho de família se tornando realidade logo se revelou uma mentira com consequências brutais.

Diferente do que havia contado para seus pais, Jennifer não se formou em universidade nenhuma — na verdade, ela sequer chegou a concluir o ensino médio. Enquanto os pais da garota achavam que ela tinha um boletim invejável enquanto estudava na escola, as notas de Jennifer eram sempre na média, o que definitivamente não era suficiente para eles.

Com receio de decepcionar seus pais, Jennifer costumava alterar suas notas digitalmente antes de mostrar seus boletins para a família. Por essa razão, sempre que ela apresentava o documento com notas altíssimas, eles de fato acreditavam ter uma filha prodígio, o que corroborou para que eles acreditassem quando ela contou que ingressou em uma universidade bem antes de seus colegas.

Enquanto os pais de Jennifer achavam que ela passava horas estudante na universidade, a jovem passava a maior parte do tempo em bibliotecas públicas. No dia de sua suposta formatura, a jovem alegou que não tinha convites suficientes e, por isso, seus pais não poderiam comparecer ao evento. Foi somente nesse dia que a família percebeu que havia algo de errado.

Quando descobriram todas as mentiras contadas pela filha, os Pan proibiram a filha de usufruir de qualquer atividade de lazer. Ela estava permanentemente proibida de sair de casa, teve o celular e computador confiscados e foi impedida de encontrar com seu namorado, Daniel Wong.

Reprodução: Netflix.

Indignada com tantas limitações, Jennifer pediu ajuda a seu namorado para elaborar um plano de vingança contra os pais. Eles, então, planejaram o assassinato dos dois, acreditando que só assim a jovem seria livre. Jennifer e Daniel simularam um assalto que aparentemente daria errado e resultaria na morte dos pais da garota e, para isso, contrataram um assassino de aluguel.

No dia 8 de novembro de 2010, o plano foi executado e, durante uma simulação de assalto, os pais de Jennifer foram mortos. A filha do casal deu continuidade ao plano e ligou desesperada para as autoridades locais, afirmando que sua casa estava sendo invadida por bandidos e que ela estava ouvindo barulhos de tiro no andar de baixo.

O que Jennifer não esperava era que seu pai sobreviveria, fazendo com que as divergências nos depoimentos da garota levassem as autoridades à suspeitarem de sua participação no crime. O julgamento da jovem durou cerca de dez meses e contou com mais de 200 provas contra ela. Ela foi condenada, junto do namorado e do assassino de aluguel, à prisão perpétua, sem possibilidade de condicional durante 25 anos.

Pôster oficial de
“O Que Jennifer Fez?”

O Que Jennifer Fez?” está dividindo opiniões da crítica especializada, alcançando 67% de aprovação no Rotten Tomatoes. O Decider afirmou: “Para os verdadeiros fãs do crime que estão apenas procurando uma história de crime rápida para assistir em uma noite, esta consegue acumular muitos detalhes e reviravoltas surpreendentes em seu tempo de execução relativamente curto”.

Com direção e o roteiro de Jenny Popplewell, “O Que Jennifer Fez?” está disponível na Netflix.