Fãs de “Black Mirror” ignoram Termos de Uso e viram material de divulgação da série ao redor do mundo

Fotos de fãs de Black Mirror espalhadas em outdoors ao redor do mundo em referência ao episódio A Joan É Péssima, da Netflix.

A sexta temporada de “Black Mirror” estreou recentemente na Netflix e a plataforma de streaming criou um site exclusivo para que seus assinantes possam criar pôsteres personalizados inspirados no episódio “A Joan É Péssima“, o primeiro da nova leva. No veículo, você precisa digitar seu primeiro nome e enviar uma foto pessoal para que uma imagem promocional inspirada no pôster oficial do episódio seja criada.

Reprodução: Streamberry.

Antes de concluir a operação, no entanto, o usuário precisa aceitar os Termos de Serviço e Acordo de Privacidade do site. Acontece que, assim como a protagonista de “A Joan É Péssima”, muitos usuários têm ignorado o documento, mesmo após o episódio de “Black Mirror” alertar sobre esse tipo de conduta. Por essa razão, muitos espectadores podem acabar se surpreendendo ao descobrirem que, participando da experiência, estão autorizando que suas imagens sejam utilizadas para divulgação da série em diferentes mídias da Netflix. Calma, a gente explica!

Na primeira e segunda página do documento, a plataforma de streaming destaca em negrito que o pôster gerado poderá ser usado nas campanhas publicitárias da série. “Suas informações e o Ativo de Identificação do Participante Digital serão compartilhados com você e poderão ser usados por nós em nossas campanhas promocionais em vários tipos de mídia”, diz um trecho do material.

Na sexta página, as permissões concedidas à Netflix ficam ainda mais evidentes. “Ao interagir com esta Experiência, você concede à entidade Netflix que oferece esta Experiência, a suas afiliadas e respectivos sucessores e representantes e a qualquer pessoa autorizada por qualquer um deles (coletivamente, “Netflix”), o direito irrevogável, perpétuo, universal e não exclusivo de utilizar sua imagem e nome”, reafirma o documento.

Reprodução: Streamberry.

Por essa razão, a Netflix tem usado as imagens personalizadas criadas no site para divulgar a série de Charlie Brooker em diferentes lugares do mundo. O perfil oficial de “Black Mirror” no Twitter, por exemplo, tem compartilhado fotos de alguns outdoors que são ilustrados com os rostos dos fãs da série.

A primeira imagem foi divulgada nesta quinta-feira (22) e destaca um fã da série chamado Fred, que teve seu pôster exibido em Cardiff, capital do País de Gales. Janine, outra espectadora do projeto, também teve seu rosto estampado em um outdoor, dessa vez em Glasgow, cidade da Escócia.

Os dois, inclusive, se manifestaram nas redes sociais. Apesar de serem surpreendidos com a novidade, eles se mostraram entusiasmados com a exposição. “Quão legal é isso de Black Mirror? Estamos em Cardiff, baby! Black Mirror sempre será a Top 1!”, escreveu Fred. “Amo esta temporada!”, declarou Janine.

Um terceiro espectador, após descobrir que seu rosto estava estampado em um outdoor de Londres, questionou ao perfil de “Black Mirror” se a imagem era real ou uma montagem. Após a conta da série publicar um vídeo provando que o outdoor era verídico, Gareth se dirigiu ao local para tirar uma foto com seu banner promocional.

Esses são apenas três dos vários fãs de “Black Mirror” que estão com seus rostos espalhados pelo mundo servindo como material de divulgação da série. Birmingham e Manchester são outras duas cidades que estão alocando outdoors promocionais. Confira abaixo mais algumas imagens.

Fotos de fãs de Black Mirror espalhadas em outdoors ao redor do mundo em referência ao episódio A Joan É Péssima, da Netflix.
Reprodução: Netflix.
Reprodução: Netflix.
Imagem de um dos fãs de Black Mirror que está servindo como material de divulgação da série em Londres, na Inglaterra.
Reprodução: Netflix.
Reprodução: Netflix.
Reprodução: Netflix.

Caso um usuário tenha criado seu pôster personalizado no site e não queira ter sua imagem vinculada em nenhum outdoor, é possível enviar um e-mail para a Netflix solicitando que sua participação na Experiência seja encerrada.

“Caso você não queira fazer parte da Experiência, ou decida posteriormente encerrar sua participação na Experiência, envie um e-mail para [email protected] e mencione a Experiência no Assunto do e-mail”, diz um trecho na segunda página do documento.