Três filmes do diretor Oriol Paulo que os fãs de suspense precisam assistir

Imagens de Um Contratempo, Durante A Tormenta e As Linhas Tortas de Deus, filmes do diretor Oriol Paulo.

Os famosos plot twists são recursos narrativos explorados em filmes de suspense desde sempre. Afinal, grandes reviravoltas que buscam surpreender os espectadores podem mudar completamente a opinião de alguém em relação a uma produção.

Quando o assunto é fazer uso desse recurso de um jeito excepcional, o diretor espanhol Oriol Paulo não decepciona. Ao longo de sua carreira, o cineasta dirigiu quatro incríveis filmes de suspense, todos eles aclamados pela crítica especializada e pelo público.

Destacamos aqui três desses títulos, ausentando “O Corpo“, de 2012, por não estar disponível em nenhuma plataforma de streaming atualmente.

Um Contratempo (2016)

A história de “Um Contratempo” gira em torno de Adrian Doria (Mario Casas), que parece estar vivendo a vida dos sonhos: seu negócio é um sucesso e lhe proporcionou muito dinheiro, ele possui uma esposa amável e um lindo filho… e sua amante está bem vivendo um relacionamento às cegas com o empresário. No entanto, tudo vira de cabeça pra baixo quando Doria desperta em um quarto de hotel, após ser atingido na cabeça, e encontra sua amante morta no banheiro, coberta com centenas de notas de euro.

A situação para Adrian fica complicada após ele perceber que o quarto é trancado por dentro e não tem nenhuma forma dele sair. Considerado o único suspeito do crime, ele é preso pelo assassinato da amante, Laura Vidal (Bárbara Lennie). Desesperado, ele recorre à melhor advogada de defesa da Espanha, Virginia Goodman, e eles tentam descobrir o que realmente aconteceu na noite anterior.

Onde assistir: Youtube
Rotten Tomatoes:
67% de aprovação
IMDb: 8,0/10

Durante A Tormenta (2018)

A história de “Durante A Turmenta” acompanha Vera (Adriana Ugarte), uma mulher que se muda para uma nova casa com o marido e a filha. No porão, ela encontra fitas antigas e resolve assisti-las. As fitas contêm vídeos de um garoto chamado Nico (Julio Bohigas Couto), que morava na mesma residência 25 anos atrás. Curiosa, Vera pesquisa sobre ele na internet e descobre que Nico morreu em um acidente de carro no mesmo dia em que ele gravou aquelas fitas. É nesse momento que ocorre um “defeito” no espaço/tempo e Vera consegue, em 2018, se comunicar com Nico, que está em 1997, através da TV.

Sabendo que ele vai morrer horas depois, Vera avisa ao garoto sobre o perigo que ele está correndo, fazendo com que a criança sobreviva. Acontece que, ao fazer isso, Vera distorce a realidade e acorda em uma realidade paralela completamente diferente, onde sua filha nunca nasceu e ela nunca conheceu seu atual marido. Desesperada em ter mudado a ordem natural das coisas, ela precisa entender se o certo é tentar reverter o que fez e deixar o garoto “morrer” ou se sua prioridade é recuperar sua família.

Onde assistir: Netflix
Rotten Tomatoes:
71% de aprovação
IMDb: 7,4/10

As Linhas Tortas de Deus (2022)

A história de “As Linhas Tortas de Deus” acompanha Alice (Bárbara Lennie), uma investigadora particular que se interna em um hospital psiquiátrico fingindo estar mentalmente doente apenas para coletar evidências sobre um caso em que está trabalhando: a morte de um paciente em circunstâncias pouco esclarecedoras.

No entanto, à medida que os dias passam, a conduta de Alice no local começa a chamar atenção dos médicos, incluindo um que questiona genuinamente a sanidade da falsa paciente. As desconfianças desse médico provocam uma troca de acusações entre ele e a paciente, o que deixa todos ao redor deles intrigados e desconfiados. Afinal, quem está falando a verdade?

Onde assistir: Netflix
Rotten Tomatoes:
69% de aprovação
IMDb: 7,1/10