“Corra”, de Jordan Peele, tem dois finais alternativos menos otimistas

Um dos filmes de terror mais aclamados deste século, “Corra!” conquistou inúmeras indicações ao Oscar e abocanhou diversos prêmios em outras premiações e festivais ao redor do mundo. Do diretor Jordan Peele, o longa conquistou 98% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, tendo uma das melhores performances para um filme do gênero na plataforma.

A história do filme acompanha Chris, um jovem afro-americano que visita a casa de sua nova namorada, Rose, pela primeira vez. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, da qual eles supostamente ainda não tinham conhecimento. No entanto, no decorrer dos dias, Chris rapidamente descobre que nem tudo é o que parece na casa dos seus sogros.

Apesar de inúmeras cenas angustiantes ao longo da narrativa, o filme tem um final otimista que satisfez a maior parte dos espectadores. Apesar disso, a ideia original do diretor seguia por um caminho bem diferente e certamente desapontaria grande parte do público. O final original, que passou a ser um final alternativo, chegou a ser gravado e foi incluído nas cenas adicionais do lançamento digital de “Corra!“.

Os parágrafos abaixo contêm spoilers do filme.

Chris descobre que a família de sua namorada sequestra pessoas negras a fim de usar seus corpos como novas casas para a consciência de pessoas ricas que possuem alguma deficiência ou já estão mais velhas e debilitadas. Ele consegue matar todos os membros da família, exceto Rose, a quem ele aparece estrangulando na cena final. O protagonista, então, é surpreendido quando um carro aparece exatamente no momento em que ele está prestes a matar Rose. No entanto, para a felicidade do jovem, era seu amigo Rod, que trabalhava numa empresa de Segurança do Transporte, quem dirigia o veículo.

No final original, no entanto, o desfecho de Chris não é nada otimista. Quando ele está estrangulando Rose, um carro da polícia se aproxima e o protagonista é encontrado por dois policiais brancos, que rapidamente o detêm e o levam preso em flagrante, sendo esta uma evidência contundente de que ele havia assassino uma família branca inteira.

Um salto temporal de meses mostra Chris numa prisão sendo visitado pelo melhor amigo. Ele diz a Rod para desistir de tentar ajudá-lo, mas o próprio Chris afirma que pode conviver satisfeito com o fato de que pelo menos interrompeu a operação do Armitage e enfrentou seus medos.

Assista ao final alternativo:

Peele escreveu ainda um segundo final alternativo que teria reforçado ainda mais a homenagem aos thrillers sociais dos anos 1970, como “The Stepford Wives“. Esse desfecho mostraria Rod entrando sorrateiramente em um condomínio fechado em busca de Chris. Ele finalmente vê o amigo olhando para seu próprio reflexo em uma janela, mas quando Rod chama seu nome, ele responde: ‘Garanto que não sei de quem você está falando’. Isso significava que Chris foi recapturado e submetido ao procedimento de transplante praticado pela família, estando agora preso em The Sunken Place enquanto seu corpo está sendo usado por um dos Armitages. Embora esta fosse uma conclusão assustadora por si só, a cena não chegou a ser filmada.

Para Peele, os comentários sociais de “Corra!” são uma forma de elevar o gênero do terror com mensagens perspicazes e instigantes sobre a sociedade moderna. O direto, então, sentiu que o final original continuava destacando os temas sobre a dura realidade dos negros na América e, por isso, optou por dar um desfecho mais otimista para Chris.

Quando eu estava filmando, estava bastante claro que o mundo havia mudado, o racismo estava sendo tratado, as pessoas estavam acordadas e precisavam de uma libertação e de um herói, e foi por isso que mudei o final e fiz Rod aparecer no final. Fim”, disse Peele.

O elenco de “Corra!” inclui Daniel Kaluuya, Allison Williams, Bradley Whitford, Catherine Keener, Caleb Landry Jones, Marcus Henderson, Betty Gabriel, LaKeith Stanfield, Stephen Root e Lil Rel Howery.

Corra!” está disponível na Netflix, Prime Video, Globoplay e Star+.