Final explicado de “Não Se Mexa”, novo filme da Netflix

Cena e final explicado de

O thriller “Não Se Mexa” estreou nesta sexta-feira (25) na Netflix e já alcançou o topo entre os filmes mais assistidos na plataforma de streaming atualmente, superando títulos como “Lobisomens” e “Assalto Brutal“.

Apesar de possuir uma narrativa de fácil compreensão, a produção, como qualquer outra do gênero, também deixa algumas perguntas que parecem sem respostas — mas que, na verdade, são respondidas desde seus primeiros minutos.

Por essa razão, o Popeek elaborou uma análise do filme a fim de responder algumas dúvidas que podem ter surgido em alguns espectadores. Confira abaixo nossas respostas, análise e explicação do filme “Não Se Mexa“.

Qual a história de Íris?

O filme começa com Iris inquieta deitada em uma cama ao lado de seu marido, visivelmente atordoada por pensamentos que insistem em tirar sua paz. Ela, então, se levanta e dirige sozinha até um penhasco. Ela está destinada a se jogar de lá, até que um homem misterioso chamado Richard aparece e a impede de tomar essa atitude drástica.

Mais tarde, é revelado que o filho de Iris morreu meses atrás após um episódio de distração dos próprios pais da criança. Desde então, Iris se sente culpada pela morte do filho e, angustiada com esse sentimento, decide tirar a própria vida. No entanto, após o encontro inesperado com Richard, ela desiste da ideia, mas é atacada pelo homem, que injeta nela uma substância paralisante — o que dá início à trama principal.

Por que ela foi atacada por Richard?

Muitas vezes, as pessoas querem entender as motivações de um serial killer por trás de seus crimes quando, na verdade, nem sempre existe uma razão para isso. Esse é o caso de Richard, que apenas sente prazer em colecionar vítimas desde um episódio que vivenciou com sua esposa anos atrás.

No início do filme, ele conta sobre a morte de uma ex-namorada chamada Chloe, que parecia ser o grande amor de sua vida. O que parecia ter sido o episódio que o deixou deprimido durante meses, na verdade, foi o momento em que ele descobriu o prazer que tinha em ver mulheres sofrendo, o que só fica evidenciado nos 20 minutos finais da produção.

Final explicado de
Cena de “Não Se Mexa”,
novo filme da Netflix.

Em um diálogo com Iris, o serial killer revela que sentiu uma satisfação inesperada ao assistir à morte da própria ex-namorada, o que o fez se sentir conectado com alguma coisa pela primeira vez na vida e que despertou nele a vontade de fazer novas vítimas, tudo em prol desse sentimento de satisfação que ele havia descoberto.

“Eu não perdi a minha cabeça. Eu encontrei minha clareza. A minha vida inteira eu me senti desconectado. Até aqueles momentos, depois do acidente. Eu ainda vejo o ângulo do pescoço ela, o jeito que a luz atravessa o vidro pro colo dela. E, quando eu vi, que ela tava dando o último suspiro, eu finalmente me senti conectado. Eu vivi esse momento de novo e de novo, deitado naquela cama“, diz o personagem.

Por que Iris disse “obrigada” ao Richard?

Após uma luta frenética que perdura por mais de uma hora, Iris consegue se livrar de Richard e finalmente o mata. Enquanto assiste o serial killer dá seus últimos suspiros, Iris olha para ele e diz um sutil, mas firme, “obrigada”.

Explicação de
Cena de “Não Se Mexa”,
novo filme da Netflix.

A palavra nada mais é que um agradecimento a Richard por ter salvado a vida dela. Por mais que ele tenha a sequestrado com o objetivo de, no fim, matá-la, ele acabou despertando nela uma vontade de viver que ela não tinha desde a morte do filho.

Quando Iris conheceu Richard, ela estava prestes a morrer, mas foi impedida por ele, ainda que o assassino tivesse as piores intenções possíveis. O “obrigada”, por sua vez, é um reconhecimento de que, de uma forma incrivelmente distorcida, ele meio que a ajudou a redescobrir sua determinação.

Qual a mensagem do filme?

Em entrevista, a intérprete da protagonista, Kelsey Asbille, fez um comentário que corrobora com nossa interpretação sobre o filme. “Acredito que há um momento em que Iris escolhe viver, e não apenas sobreviver. Isso é o que ressoou em mim, lutar desesperadamente para superar algo que deixou você paralisado”, disse a atriz.

Ou seja, após passar meses atordoada com o sentimento de culpa pela morte do filho, Iris voltou a sentir vontade de viver, e não apenas de sobreviver. O que poderia ter provocado o que ela mais desejava naquele momento, que era morrer, na verdade a fez redescobrir algo que ela não sentia há muito tempo — o desejo de permanecer viva. Com dores, traumas e lembranças que jamais poderão ser apagada, mas viva.

Não Se Mexa” está disponível na Netflix.