Conheça “Relatos Selvagens”, filme argentino indicado ao Oscar disponível na HBO Max
Lançado em 2014, o filme hispano-argentino “Relatos Selvagens” traz um formato diferente das produções que o público está acostumado a assistir.
Em vez de contar uma única história, o longa funciona como uma antologia composta por seis histórias independentes que se interligam por partirem do mesmo pressuposto. O formato funciona muito bem na série “Black Mirror“, por exemplo, cujos episódios são independentes entre si, mas se sustentam na tese de explorar o avanço da tecnologia, assim como este impacta nas relações interpessoais.
No filme, os personagens caminham sobre a linha tênua que separa a civilização da barbárie. Nas seis histórias, fica evidente que a proposta da produção é apresentar situações cotidianas em que as pessoas são testadas ao chegarem a seus limites, o que as levam a agir impulsivamente de acordo com a fúria e a mágoa que sentem.
Confira abaixo os títulos e breves sinopses das seis histórias contadas no filme:
Pasternak: Os tripulantes de um voo descobrem uma estranha coincidência que os conectam.
Las Ratas: Uma garçonete descobre que o novo cliente é o criminoso responsável pelo suicídio do seu pai anos atrás.
El Más Fuerte: Dois motoristas discutem incontrolavelmente numa estrada deserta após se envolverem em um incidente e se recusam a concordar que o outro tem razão.
Bombite: Um engenheiro se vê engolido pela burocracia e pela corrupção do sistema e luta pelos seus direitos da maneira mais imprevísivel possível.
La Propuesta: Um jovem rico causa um atropelamento fatal e seu pai pede para que outra pessoa assuma a culpa em troca de dinheiro.
Hasta Que La Muerte Nos Separe: Em plena festa de casamento, noiva suspeita que seu futuro marido levou a amante com quem ele mantinha um caso extraconjulgal para o local.
Assista ao trailer:
O longa foi aclamadíssimo pela crítica especializada, alcançando incríveis 94% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O índice de aprovação do público no mesmo site é tão bom quanto: 92%.
“Relatos Selvagens” foi ainda selecionado para o Palma de Ouro, o prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes. Ele também foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2015, perdendo para “Ida“, representante da Polônia.
O elenco inclui Darío Grandinetti, María Marull, Mónica Villa, Javier Pedersoli, Rita Cortese, Julieta Zylberberg, Walter Donado, Leonardo Sbaraglia Carlos Moyá, Ricardo Darín, Nancy Dupláa, Luis Mazzeo, Andrea Garrote, Federico Liss, Oscar Martínez, María Onetto, Germán De Silva, Diego Velázquez, Erica Rivas, Abián Vainstein, Diego Gentile, Margarita Molfino, entre tantos outros nomes.
A direção é de Damián Szifron, que também assina o roteiro ao lado dos colaboradores Julian Loyola e Germán Servidio. Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar, Esther García, Matías Mosteirín e Hugo Sigman são os produtores, enquanto Leticia Cristi e Pola Zito atuam como produtores executivos.
“Relatos Selvagens” está disponível na HBO Max.