Hulu divulga trailer de “O Competidor”, documentário sobre homem que ficou famoso no Japão sem que ele soubesse

Cenas do documentário de "O Competidor".

O Hulu divulgou o trailer oficial de “O Competidor“, documentário sobre um aspirante a comediante que, sem saber, se tornou a estrela de TV mais famosa do Japão. Os direitos da produção foram adquiridos pelo serviço de streaming no ano passado.

O documentário foi exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2023. A produção foi aclamada pela crítica especializada, alcançando 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, plataforma que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação.

O caso real

A história aconteceu durante o inverno japonês de 1998 e acompanha o comediante Tomoaki Hamatsu, apelidado de Nasubi, que fez um teste para participar de um programa de TV no Japão. Após ser selecionado, Nasubi precisou viver em isolamento dentro de um pequeno quarto equipado apenas com necessidades básicas, como aquecimento, água corrente e eletricidade.

A equipe do programa determinou que Nasubi começasse o programa sem roupas. Durante um ano, ele ficou encarregado de preencher sorteios de revistas e só seria premiado com comida, roupas e outras necessidades se ele acertasse os palpites preenchidos.

No início, Nasubi se alimentava apenas de água, o que provocou uma diminuição significativa de seu peso. Posteriormente, o competidor começou a garantir alguns itens alimentares por meio dos sorteios, como arroz, pacotes de açúcar e até comidas para cachorros, que ele incorporou à sua dieta.

Além da saúde física do participante ficar extremamente comprometida, o estado mental do competidor também era preocupante, o que ficou mais evidente após ele ganhar um animal de pelúcia e passar a interagir com o objeto como se ele fosse um companheiro real.

Tomoaki Hamatsu, o “Nasubi”.

Além dos prêmios supracitados, Nasubi também ganhava uma quantia de dinheiro à medida que vencia os sorteios. A premissa do programa era fazer com que ele acumulasse um determinado valor para que ele fosse libertado da “prisão”.

O que Nasubi não imaginava era que toda sua rotina era transmitida diariamente para 15 milhões de pessoas no Japão. Ele não fazia ideia de que, naquele ano, estava se tornando uma das celebridades mais conhecidas do país.

Após sua liberação, ele enfrentou dificuldades para se readaptar à sua rotina, além de não conseguir socializar com outras pessoas. Mais tarde, o programa foi cancelado pelo governo por submeter os participantes a tratamentos equivalentes à tortura.

Pôster de “O Competidor”.

A direção e o roteiro são de Clair Titley. Amit Dey e Andee Ryder são os produtores, enquanto Titley atuou como produtor executivo.

O Competidor” estreia dia 2 de maio no Hulu, serviço que está disponível apenas no continente norte-americano. No Brasil, o documentário deve ser disponibilizado no Star+.