Agente embarca em missão para resgatar crianças de cativeiro no trailer de “Som da Liberdade”

Cenas do trailer do filme de suspense Som da Liberdade.

A Paris Filmes divulgou o trailer dublado de “Som da Liberdade”, filme de ação e suspense inspirado em um caso real que estreia em setembro nos cinemas brasileiros.

A história acompanha Tim Ballard (Jim Caviezel), um agente especial do governo dos Estados Unidos que já solucionou centenas de casos envolvendo pedofilia. Após resgatar outro garoto da mão de sequestradores, ele descobre que a irmã da criança também está sendo mantida como refém em outro cativeiro.

Temendo que esse pesadelo fosse vivenciado por suas filhas, Tim decide embarcar em uma missão arriscada para salvar a garota. Com o tempo se esgotando, ele deixa seu emprego e viaja para as profundezas da selva Colombiana, colocando sua vida em risco para libertar a menina de um destino pior do que a morte.

Assista ao trailer:

Desde sua pré-produção, “Som da Liberdade” se viu envolto de diversas polêmicas. Inspirado na vida do influenciador de extrema-direita Tim Ballard, fundador e ex-CEO da Operation Underground Railroad, o longa conta a história deste homem que revelou ter descoberto uma rede secreta de pedofilia e tráfico humano de crianças na América Latina.

Acontece que Tim nunca comprovou suas narrativas e não há qualquer registro de que a operação destacada no filme tenha de fato ocorrido. Alguns relatórios, inclusive, sugerem que ele frequentemente faz afirmações exageradas e superestima suas próprias contribuições. Além disso, Tim defende as teorias de conspiração do culto QAnon, criado nos Estados Unidos, que alega haver um grupo secreto formado por satanistas, pedófilos e cabinais que, juntos, gerenciam uma rede global de tráfico infantil.

Em meio a tantas polêmicas, o filme foi um sucesso de bilheteria nos EUA. Os números, no entanto, imergem dentro de uma outra controvérsia. Graças a uma campanha de distribuição gratuita de ingressos feita por congregações cristãs dos EUA, o filme teve uma arrecadação consideravelmente satisfatória, mesmo após alegações de que as salas de cinema estavam vazias. A distribuição dos ingressos foi feita sob a argumentação de que era preciso “promover a palavra” e divulgar a conspiração para o máximo de pessoas possível.

Algo similar no Brasil aconteceu com o filme “Nada a Perder 2“, que bateu recordes no país com sessões esgotadas mas que, curiosamente, detinha salas de cinemas vazias. Ou seja, para algumas pessoas, todo o sucesso financeiro de “Som da Liberdade” acaba sendo uma construção de imagem orquestrada, como se um filme “pouco popular” e “boicotado pela grande mídia” ainda fosse capaz de superar barreiras e ascender comercialmente.

Imagem promocional de
“Som da Liberdade”.

Atualmente, o filme conta com 65% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O índice de aprovação do público, por sua vez, é surpreendente: na mesma plataforma, o longa conta com 99% de aprovação dos espectadores.

Além de Caviezel, o elenco do filme conta também com Bill Camp, Cristal Aparicio, Javier Godino, Lucás Ávila, Manny Perez, Eduardo Verástegui, Samuel Livingston e José Kúñiga.

A direção é de Alejandro Montever, que também assina o roteiro ao lado de Rod Barr. Eduardo Verástegui e Lukas Behnken são os produtores, enquanto John Paul DeJoria, Patricio Slim Domit, Jaime Hernandez, Carlos Martinez, Andrew McCubbins, Leo Severino, Renee Tab e Christopher Tuffin atuam como produtores executivos.

Pôster nacional de “Som da Liberdade”.

Som da Liberdade” estreia dia 21 de setembro nos cinemas brasileiros.