Ed Sheeran ameaça abandonar carreira caso perca processo por plágio: “Um insulto”

Ed Sheeran.

Ed Sheeran segue enfrentando uma batalha judicial após ser acusado de plágio por “Thinking Out Loud“, um dos maiores sucessos de sua carreira, lançado em 2014. O compositor britânico está sendo acusado de usar elementos da música “Let’s Get It On“, de Marvin Gaye, em sua faixa que venceu o Grammy de “Música do Ano” em 2016. O advogado de acusação Ben Crump afirma que tem “provas irrefutáveis” de que Sheeran é culpado.

https://twitter.com/RedNosedTruth/status/1653467753460711426

Durante uma nova audiência que aconteceu nesta segunda-feira (1), Sheeran foi questionado por sua advogada Illene Farkas sobre o que aconteceria se o julgamento não fosse a seu favor e o cantor não hesitou em respondeu que encerraria sua carreira. “Se isso acontecer, está acabado, eu vou parar. Acho realmente um insulto trabalhar a minha vida toda como cantor e compositor e ser diminuído”, declarou ele.

De acordo com o jornal New York Post, Amy Wadge, que co-escreveu “Thinking Out Loud” com Sheeran, contou aos jurados sobre o processo de criação da música, explicando que para ela, a música soava mais como “Have I Told You Lately” de Van Morrison. Segundo a compositora, Gaye nunca entrou em seus pensamentos durante o processo de composição da faixa. “Depois que escrevemos e Ed começou a tocar no telefone, nós dois dissemos que era uma música de Van (Morrison). Tinha a mesma sensação de uma música de Van Morrison“, garantiu ela.

Sheeran, em seu depoimento, também rebateu o musicólogo Alexander Stewart, que argumentou na semana passada que os primeiros 24 segundos de “Thinking Out Loud” eram semelhantes ao início de “Let’s Get It On“. “Para ser honesto, o que ele está fazendo aqui é criminoso”, disse o cantor, antes de questionar as credenciais de Stewart. “Não sei como ele pode ser um especialista. Obviamente, apenas minha opinião aqui“, continuou ele.

O músico Rick Beato fez uma análise criteriosa das duas músicas e saiu em defesa de Sheeran, argumentando que os conceitos musicais das duas faixas são parecidos, mas letra, melodia e versos são diferentes.

https://twitter.com/TrungTPhan/status/1653086172678340609

Single do álbum “Multiply“, “Thinking Out Loud” é um dos maiores sucessos da carreira de Sheeran, acumulando mais de 3,5 bilhões de visualizações no Youtube e mais de 2,2 bilhões de execuções no Spotify. A faixa ainda rendeu os dois primeiros Grammy da carreira do cantor em 2016.