Globo corta beijo lésbico de “Vai na Fé” e é detonada nas redes sociais

Cena do beijo lésbico entre Clara e Helena em Vai Na Fé.

O primeiro beijo entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Steinman) estava programado para ser exibido no capítulo desta quarta-feira (10) em Vai Na Fé. No entanto, diferente do que constava no resumo publicado pela própria Globo no site da emissora, a cena não foi ar e deixou fãs do casal demasiadamente frustrados.

Resumo do capítulo de quarta-feira (10)
de “Vai na Fé”.

No trecho que destacou a interação entre Clara e Helena, a professora vai até o apartamento da aluna avisá-la que a academia do prédio está interditada devido a uma infiltração. Após ser convidada por Helena para fazer a aula em uma outra academia que fica próxima ao prédio, Clara pede para que a aula seja realizada no próprio apartamento e a professora prontamente aceita.

Durante a série de exercícios executada por Clara, ela e Helena trocam olhares apaixonados. A cena, no entanto, parece ter um corte abrupto, o que pode significar que um beijo aconteceu e precisou ser retirado no processo de edição. O diálogo que sucedeu o momento, inclusive, deixa ainda mais sugestivo o que teria acontecido de fato.

“Desculpa, isso não foi apropriado“, diz Helena. “Eu fiquei com vontade. Eu tive um dia ruim também hoje. O Théo foi viajar com a Lumiar e ele acha que eu acredito nesse papinho de amizade entre eles, mas eu sei muito bem que a Lumiar não faz amizade com ninguém”, comenta Clara. “Eu sou o tipo de pessoa que se envolve mesmo nas relações. E eu não vou começar nada com alguém que eu sei que é uma roubada, que não vai me assumir e eu vou me ferrar depois. Eu realmente acho que é melhor a gente parar por aqui”, pede a professora, que na sequência pergunta o que “tudo isso” significou para a mãe de Rafael (Caio Manhente).

Assista à cena:

https://twitter.com/MidiasSo/status/1656622466167341057

Regiane Alves, intérprete da Clara, notou a movimentação nas redes sociais e se manifestou sobre o assunto. “Devagar e sempre… um passo de cada vez para a construção de um futuro onde todas as formas de amor possam ser aceitas e celebradas”, declarou a atriz.

https://twitter.com/RegianeAlves/status/1656425698192416770

Em entrevista fornecida ao Jornal Extra publicada nesta quinta-feira (11), Rosane Svartman, autora de “Vai na Fé“, foi questionada sobre as cenas de casais homoafetivos no horário das sete. Ela afirmou que o público não parece ter resistência às cenas de beijo entre esses casais, mas algumas não vão ao ar devido à classificação indicativa do horário.

Da parte do público, não percebo tabu. Mas não é a aceitação das pessoas que dita o que se pode ou não mostrar numa novela. Há a classificação indicativa, existem outras instâncias que eu, como autora, não acompanho. Se você parar para pensar que na primeira novela, “Sua vida me pertence” (1951, da TV Tupi), um beijo na sala de estar foi um escândalo e hoje em dia uma novela sem beijo é estranhíssimo… Em geral, na história da TV aberta, há forças de resistência e controle desde sempre. No fundo, tem a ver com a sociedade”, explicou Rosane.

Nas redes sociais, espectadores de “Vai Na Fé” se manifestaram contra o boicote ao casal. “Uma cena tão mal editada que a Clara sai com a mão da boca falando que ficou com vontade, a Helena toda nervosa com a boca toda borrada falando que não se envolve assim e perguntando o ue isso significou. Se for pra dar boicote, Globo, faz melhor“, escreveu uma internauta no Twitter. “Esse corte (censura) muda coisas importantes da história. Não tendo beijo, não tem mais cena da Clara com a psicóloga, não tem elas conversando sobre o que sentem, nem faz sentido a Helena acompanhar a Clara no salão. Tudo isso será cortado ou serão cenas sem nexo (como a de hoje)“, opinou uma segunda pessoa. Confira abaixo alguns comentários feitos na web.

https://twitter.com/cholsenscrltt/status/1656478701427499008
https://twitter.com/bidenovela/status/1656453450626899968
https://twitter.com/ClarenaInlove/status/1656611680967589889
https://twitter.com/FabyMarttins/status/1656671961291046912
https://twitter.com/sapcdamie/status/1656430510673915904
https://twitter.com/heycoralina/status/1656681565542567936
https://twitter.com/olokomr/status/1656464501527441408

Apesar de dar destaque a dois casais LGBTIQA+, “Vai na Fé” tem limitado as trocas de afeto entre esses casais com abraços e selinhos, diferente do que acontece com os casais heterrosexuais do folhetim, que não só se beijam deliberadamente, como protagonizam cenas que sugerem sexo com bastante frequência.