Live-action de “A Pequena Sereia” é aprovado pela crítica especializada
O aguardado live-action de “A Pequena Sereia” só estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira (25), mas as primeiras avaliações da crítica especializada começaram a ser liberadas nesta segunda-feira (22). Para felicidade da Disney, o longa estreou com 71% de aprovação entre os críticos no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação.
Os maiores elogios foram direcionados a Halle Bailey, que dá vida à protagonista do longa. Alguns críticos descreveram o live-action como o melhor entre os já produzidos pela Disney. Confira abaixo alguns comentários positivos dos avaliadores.
USA Today:
“Embora nem tudo corra bem, Halle Bailey anima esplendidamente esta Sereia como a ingênua jovem subaquática com sonhos de explorar a superfície.”
ㅤ
London Evening Standart:
“Se a nova versão não for tão satisfatória quanto o desenho animado, é facilmente a melhor de todas as recentes adaptações live-action da Disney. A Pequena Sereia está estourando doces para a alma.”
ㅤ
Screen Rant:
“Liderado por uma perfeita Halle Bailey, A Pequena Sereia é reforçado por uma caracterização mais profunda e um grande escopo, mesmo quando lida com falhas.”
ㅤ
But Why Tho? A Geek Community:
“A Pequena Sereia é a melhor adaptação cinematográfica live-action de uma animação da Disney.”
ㅤ
Mama’s Geeky:
“Nem tudo é perfeito, mas A Pequena Sereia é a melhor das adaptações live-action da Disney até agora. Halle Bailey provou ser uma verdadeira princesa da Disney.”
Apesar de 71% não ser um número extraordinário, o índice ainda é maior do que o alcançado por quase todos os live-actions recentes lançados pela Disney. “Pinóquio“, por exemplo, alcançou apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, enquanto “Peter & Wendy“, do Disney+, abocanhou 62% no mesmo site. Confira abaixo a lista de todos os live-actions da Disney lançados nesse século, do pior ao melhor, de acordo com a aprovação da crítica especializada.
1 — Mogli, o Menino Lobo (94% de aprovação)
2 — Meu Amigo, O Dragão (88% de aprovação)
3 — Cinderella (83% de aprovação)
4 — Cruella (75% de aprovação)
5 — Mulan (72% de aprovação)
6 — Christopher Robin (72% de aprovação)
7 — A Bela e a Fera (71% de aprovação)
8 — A Pequena Sereia (71% de aprovação)
9 — A Dama e o Vagabundo (66% de aprovação)
10 — Peter Pan & Wendy (62% de aprovação)
11 — Aladdin (57% de aprovação)
12 — Malévola (54% de aprovação)
13 — O Rei Leão (52% de aprovação)
14 — Alice no País das Maravilhas (51% de aprovação)
15 — Dumbo (45% de aprovação)
16 — Malévola: Dona do Mal (39% de aprovação)
17 — Pinóquio (29% de aprovação)
18 — Alice Através do Espelho (29% de aprovação)
É importante lembrar que, até o momento, o filme conta com apenas 34 avaliações. A produção deve receber outras centenas de críticas nos próximos dias, o que pode gerar grandes modificações no atual índice de aprovação.
O longa acompanha a história da sereia Ariel, uma princesa que é fascinada pelo mundo dos humanos e passa grande parte do dia à espreita, perto da costa, os observando e apanhando artefanos que às vezes caiam dos barcos. Certo dia, Ariel avista um elegante homem que seguia a bordo de um barco imponente, se apaixonando instantaneamente por ele.
Uma enorme turbulência, no entanto, faz com que o príncipe caia no mar e desmaie. É Ariel quem salva sua vida, o levando para fora das águas sem que fosse notada por ele ou qualquer outro humano. No entanto, após retornar ao mar, a princesa percebe que não consegue esquecer do príncipe. Determinada a encontrá-lo novamente na terra, ela pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula, pedindo que sua cauda seja transformada em pernas e pés.
A bruxa, então, faz um acordo com Ariel: a sereia teria que dar-lhe sua voz em troca de pernas e deveria ser beijada pelo príncipe no espaço de três dias. Caso contrário, a alma dela ficaria prisioneira da bruxa para sempre. Ariel aceita o acordo e é transformada em humana, precisando se adaptar à sua nova realidade.
“A Pequena Sereia” estreia nesta quinta-feira (25) nos cinemas brasileiros.