“Robô Selvagem” estreia com 100% de aprovação da crítica especializada

Imagem da animação "Robô Selvagem", que estreou com 100% de aprovação da crítica especializada.

Mais de duas décadas depois da DreamWorks ganhar seu primeiro Oscar de Melhor Animação por “Shrek“, o estúdio entra na corrida para garantir a segunda estatueta na categoria com “Robô Selvagem“, filme que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) poucos dias atrás.

As primeiras avaliações da animação foram divulgadas e o filme vem sendo aclamado pela crítica especializada, conquistando 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. O índice é superior aos 91% de aprovação conquistados por “Divertida Mente 2“, animação da Disney que era até então a favorita da categoria de animação.

Os avaliadores compararam “O Robô Selvagem” a clássicos da DreamWorks, como “Como Treinar O Seu Dragão“, mas destacaram que o filme é original dentro de sua proposta e tem visuais que ficarão marcados na memória do espectador. Confira abaixo os comentários de alguns veículos.

Screen International: “Um comovente filme familiar que relembra vários clássicos do gênero ao mesmo tempo em que encontra uma nova visão das famílias modernas, aceitando-se e aprendendo a voar sozinho”.

The Film Verdict: “Se a história parece conter o DNA de filmes anteriores como ‘O Gigante de Ferro’, ‘Fly Away Home’ e ‘Como Treinar o Seu Dragão’, é verdade, mas o escritor e diretor Chris Sanders encontra notas de graça suficientes para deixar esta história se sustentar por conta própria”.

Collider: “Apresentando personagens coloridos e iluminação transformadora, ‘O Robô Selvagem’ parece um livro de histórias e apresenta alguns quadros de animação tão impressionantes que você provavelmente ficaria emocionado se os emoldurasse e pendurasse em sua casa”.

Variety:Nunca houve um filme de animação que refletisse o mundo dessa maneira. Embora os animais tenham um design um tanto decepcionante, os ambientes expressionistas podem tirar o fôlego”.

Vulture: “Com ‘O Robô Selvagem’, Sanders encontrou outra maneira de criar uma dissonância visual que quase inconscientemente se insinua em nossos cérebros e alimenta a ideia central do filme. E é hipnótico”.

Screen Rant: “É uma aventura animada edificante, hilariante, angustiante e deslumbrante que reafirma o poder do amor dos pais”.

A história de “Robô Selvagem” faz uma ponte entre a tecnologia e a natureza ao apresentar a jornada de um robô chamado Roz, que naufraga em uma ilha desabitada e precisa se adaptar a viver nesse novo ambiente hostil. Aos poucos, ele constrói novos relacionamentos com os animais nativos da região, descobrindo mais sobre si mesmo.

A direção e o roteiro são de Chris Sanders, a mente por trás de “Como Treinar o Seu Dragão“, “Os Croods” e “Lilo & Stitch“. A história é inspirada no premiado best-seller homônimo de Peter Brown, publicado pela primeira vez em 2016.

Robô Selvagem” estreia dia 10 de outubro nos cinemas brasileiros.