Tudo que sabemos sobre os novos filmes de “As Crônicas de Nárnia” produzidos pela Netflix

Cena do primeiro filme de As Crônicas de Nárnia, série de livros que ganhará novas adaptações pela Netflix.

Adaptados pela primeira vez em 2008, os livros de “As Crônicas de Nárnia” estão prestes a ganhar um remake pela Netflix. Quase seis anos após serem anunciados pela primeira vez, os dois primeiros filmes de uma nova franquia inspirada no universo de C.S. Lewis estão oficialmente em desenvolvimento, e reunimos aqui tudo que sabemos sobre eles.

Anúncio do projeto

Em outubro de 2018, a Netflix e a The C.S. Lewis Company assinaram um contrato plurianual para a produção de filmes e séries baseados em todo o universo de “As Crônicas de Nárnia“. O co-CEO da plataforma de streaming, Ted Sarandos, disse: “As amadas histórias de Lewis ressoaram em gerações de leitores ao redor do mundo. As famílias se apaixonaram por personagens como Aslan e todo o universo de Nárnia e estamos emocionados por ser seu lar nos próximos anos”.

Os nomes envolvidos

Matthew Aldrich, roteirista da animação “Viva – A Vida É Uma Festa“, supervisionará o desenvolvimento de todas as produções inspiradas nos livros de Lewis, sendo a mente criativa por trás das adatapções.

Greta Gerwig, diretora de vários filmes indicados ao Oscar, será roteirista e diretora dos dois primeiros filmes da nova franquia. Algumas das produções dirigidas pela cineasta são “Adoráveis Mulheres“, “Lady Bird: A Hora de Voar” e o premiado live-action de “Barbie“.

Antes de filmar o premiado longa sobre a boneca mais famosa do mundo, Gerwig já estava trabalhando no roteiro de “As Crônicas de Nárnia“. Ela revelou que assim que estivesse livre dos compromissos da temporada do Oscar por “Barbie”, daria andamento ao trabalho que envolve os filmes de fantasia.

As expectativas de Gerwig

Em entrevista, Gerwig disse que se interessou pelos filmes de Nárnia porque se sentiu atraída pela qualidade “euforicamente onírica” da escrita de Lewis. Apesar do entusiasmo, ela disse que está com medo, mas confessou que isso não é motivo para preocupação. “Acho que quando estou com medo é sempre um bom sinal. Talvez quando eu parar de ter medo, será quando eu vou dizer, ‘Talvez eu não devesse fazer isso’. Mas se estou com medo disso, é extraordinário e é emocionante”, afirmou a diretora.

Ela contou que os filmes não serão diferentes de como o público pode ter imaginado o universo de Nárnia, mas garantiu que eles serão “maiores e mais ousados” do que os fãs dos livros pensam. “A obra está ligada ao folclore e aos contos de fadas da Inglaterra, mas é uma combinação de diferentes tradições. Quando criança, você aceita tudo — que você está nesta terra de Nárnia, que há faunos, e que então o Papai Noel aparece. Estou interessada em abraçar o paradoxo dos mundos que Lewis criou, porque é isso que há de tão atraente neles”, continuou a roteirista.

O CEO da Netflix também elogiou o trabalho de Gerwig, a chamando de “incrível visionária”, e disse que o mundo construído por ela está “enraizado pela fé” e afirma que está muito parecido com o material original dos livros.

Os dois primeiros filmes

As Crônicas de Nárnia” teve sete livros publicados entre 1950 e 1956, mas a ordem de lançamento dos livros não corresponde a ordem cronológica da trama. Por essa razão, ainda não está claro se a Netflix irá adaptar os dois primeiros livros publicados por Lewis ou se adaptará as obras que destacam a Criação de Nárnia.

O mais importante, no entanto, é que a Netflix tem acesso a todos os sete livros. Isso significa que alguns dos livros que nunca foram adaptados podem finalmente ganhar produções no audiovisual, o que os proprietários de licenças anteriores não conseguiram fazer.

Caso Gerwig siga a ordem de publicação dos livros, os dois livros adaptados pela diretora serão “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” e “Príncipe Caspian”, que ganharam adaptações para os cinemas em 2005 e 2008, respectivamente. No entanto, se ela adaptar os livros que narram o início da história do universo mágico, as tramas adaptadas serão “O Sobrinho do Mago” e “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. 

Ordem de publicação

1. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
2. Príncipe Caspian (1951)
3. A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
4. A Cadeira de Prata (1953)
5. O Cavalo e Seu Menino (1954)
6. O Sobrinho do Mago (1955)
7. A Última Batalha (1956)

Ordem cronológica

1. O Sobrinho do Mago
2. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
3. O Cavalo e Seu Menino
4. Príncipe Caspian
5. A Viagem do Peregrino da Alvorada
6. A Cadeira de Prata
7. A Última Batalha

O elenco

Até agora, nenhum ator ou atriz foi oficialmente confirmado no elenco de “As Crônicas de Nárnia“. O único nome cogitado foi Louis Partridge, que pode viver um dos protagonistas da história. O elenco oficial, no entanto, deve ser divulgado nos próximos meses.

As filmagens

As gravações dos dois primeiros filmes dirigidos por Gerwig iniciam ainda este ano. O lançamento, no entanto, está previsto apenas para o final de 2025.