No livro “Como Eu Era Antes de Você”, Louisa conta a Will que foi estuprada
A adaptação cinematográfica do livro “Como Eu Era Antes de Você“, da autora JoJo Moyes, estreou nos cinemas de todo o mundo em 2016. Assim como em qualquer outra adaptação, elementos do livro precisaram ser retirados da obra. Um deles foi a pesada abordagem sobre um estupro da personagem Louisa.
No livro, Louisa conta a Will que quando adolescente, no período da faculdade, ficou bêbada em uma festa e um grupo (sim, um grupo) de garotos a estuprou. Como sempre acontece diante de qualquer episódio traumático, Lou mudou completamente. Ela chegou a desistir de uma viagem por medo de conhecer o “novo”, ficou com medo de se relacionar com outros homens e até modificou a forma de se vestir.
Sim! As vestimentas de Lou não são por “acaso”. Embora não sejam explicado no filme, no livro a personagem deixa subentendido que optou por usar roupas mais infantilizadas para não chamar a atenção de outros homens. A personagem foi dominada pelo episódio traumático, passando a viver com medo e insegurança de outros ataques.
A diretora do filme, Thea Sharrock, contou em uma entrevista que o estupro foi retirado da história de Louisa na adaptação para os cinemas porque isso poderia mudar a perspectiva do telespectador quanto a trama central da história. Ela disse:
“Sempre que tentávamos colocar isso no filme, ele acabava se tornando ‘o filme sobre a garota que foi estuprada’. E eu não acho que essa história seja sobre isso. Esse é um filme de duas horas que já tem muitas questões para debater. Não queria transformá-lo em um filme sobre um problema social”.
“Como Eu Era Antes de Você” está disponível na Prime Video.