Críticos ignoram Melanie Martinez mais uma vez e não avaliam novo trabalho da cantora

Melanie Martinez finalizou o mês de março lançando seu terceiro álbum de estúdio, o aguardado “Portals“. Assim como os projetos anteriores da cantora, o título recém-lançado foi ignorado pela crítica especializada, recebendo um número inexpressivo de avaliações. O álbum sequer chegou a debutar no Metacritic, site que compila críticas de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. Para estrear no site, o disco precisaria ter pelo menos quatro avaliações, mas só alcançou três até o momento.

O mesmo descaso aconteceu com os dois primeiros álbuns de Martinez, os intitulados “Cry Baby” e “K-12“, que só obtiveram três e uma avaliações, respectivamente. A falta de interesse dos críticos pelo trabalho da cantora é, no mínimo, curioso, visto que todos os álbuns, com exceção do recém-lançado, vieram acompanhados de um projeto visual, o que geralmente costuma despertar um maior interesse na crítica.

Os três álbuns de Melanie Martinez.

Até o momento, as únicas revistas que avaliaram o “Portals” foram as renomadas Rolling Stone, All Music e The Line of Best Fit, que atribuíram notas 80, 70 e 60, respectivamente — sendo 100 o score máximo. É possível que outros veículos avaliem o álbum nos próximos dias, apesar de ser uma hipótese remota considerando o histórico de Martinez com os avaliadores.

A atenção dada à artista, que ficou conhecida após participar do The Voice USA, é diferente da recebida por outras artistas femininas que também lançaram álbuns no primeiro trimestre desse ano. Caroline Polachek, por exemplo, que lançou o brilhante “Desire, I Want to Turn Into You“, teve seu disco avaliado por 19 veículos. Kali Uchis e RAYE, que lançaram seu quarto e debut álbum, respectivamente, também foram notadas e avaliadas por mais de 10 veículos cada.

Apesar do descaso da crítica, Martinez vem colhendo bons frutos com o “Portals“. Com mais de 140 mil cópias vendidas na primeira semana nos EUA, o álbum é atualmente o maior debut feminino por uma artista solo no país esse ano. Com apenas uma semana de lançamento, o álbum já ultrapassa 100 milhões de execuções apenas no Spotify.