8 incríveis músicas da Taylor Swift que não falam sobre relacionamentos

Que a Taylor Swift é uma das maiores compositoras da atualidade, todo mundo já sabe. No entanto, se engana quem pensa que a loirinha, que ganhou uma quantidade expressiva de fãs cantando sobre relacionamentos e corações partidos, só sabe escrever sobre esses dois temas.

A fim de comprovar nossa tese, reunimos aqui oito lindas canetadas da cantora que provam que ela é uma letrista de primeira que consegue abordar diferentes temas em suas canções — e mandar muito bem em todos eles.

No sucesso “Anti-Hero“, do recém-lançado “Midnights“, Taylor narra sobre ansiedade, depressão e crises existenciais. Ela explica que costuma vivenciar essas situações quando está sozinha de madrugada, impedida de dormir devido a um turbilhão de pensamentos que tomam conta de si. Taylor confessa que acha todo mundo jovem e atraente, exceto ela, acreditando ser impossível de despertar interesse em outra pessoa. Triste, porém honesta.

Em “Vigilante Shit“, também do “Midnights“, Taylor afirma que não começa nenhuma briga, no entanto, quando pisam no calo dela, ela assume que é movida por vingança. Aqui, Taylor narra uma situação em que ela descobre que Scooter Braun, um dos seus maiores desafetos na indústria, estava traindo a esposa. Taylor, então, reuniu provas em um envelope e entregou para a esposa de Scooter, culminando no fim do relacionamento do casal. Divou?

Uma das faixas mais emotivas da carreira de Taylor, “Bigger Than The Whole Sky“, da versão estendida do “Midnights“, fala sobre um aborto espontâneo, que pode ter sido vivenciado pela cantora ou por uma amiga próxima. Na faixa, o eu lírico é a mãe, que afirma que a dor pós-aborto é irreparável. Ela canta: “Eu tenho muito o que lamentar, pois eu nunca vou saber o que você poderia ter sido”.

Em “Marjorie“, faixa presente no álbum “Evermore“, Taylor homenageia sua avó, Marjorie Finlay, que faleceu em 2003. Na letra, Taylor relembra todos os conselhos recebidos e ensinamentos aprendidos com sua avó. Taylor afirma que apesar de sua avó tê-la deixado há quase duas décadas, elas ainda se comunicam, de uma forma ou de outra, em um meio metafísico. A música, inclusive, tem vocais da falecida avó da cantora, que foi uma cantora de ópera no passado.

Em “TLGAD“, do “Folklore“, Taylor fala sobre a socialite Rebekah Harkness, antiga proprietária da mansão em que a cantora vive atualmente. Na época, Rebekah era julgada por ter tido muitos relacionamentos, era culpabilizada pelo fim deles e massacrada pelas constantes festas que fazia com suas amigas na mansão. Aqui Taylor faz um paralelo, afirmando que ela é julgada pelas mesmas coisas que a antiga proprietária da mansão era no passado.

Lançada na pandemia, “Epiphany‘, do “Folklore“, é uma homenagem aos guerrilheiros e uma celebração aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente contra o COVID-19. Taylor faz um paralelo destacando como ambos arriscam suas vidas para servir às massas. Os soldados morrem na guerra ou assistem seus colegas darem o último suspiro, enquanto os profissionais de saúde foram infectados e precisaram assistir pessoas morrerem de insuficiência respiratória.

No último single do álbum “Lover“, intitulado “The Man“, Taylor fala sobre o machismo e a disparidade de julgamentos a homens e mulheres que adotam um mesmo comportamento. Ela afirma que precisa se esforçar muito mais se quiser conquistar a mesma coisa que um homem e confessa que esse processo é cansativo. Ela lamenta: “Eu estou tão cansada de correr o mais rápido que consigo, imaginando se eu chegaria lá mais rápido se eu fosse um homem”.

Lançada na regravação do “Red“, a delicada “Forever Winter” fala sobre um amigo de Taylor que tem ideações suicidas. Ela conta que o amigo não acredita que alguém possa amá-lo, que ele tá sempre vagando acordado às 03h da manhã e que ele está “desmoronando” a cada dia que passa. Taylor confessa que tem muito medo que esse amigo faça algo consigo mesmo, e tenta fazê-lo acreditar sobre a importância que ele tem pra ela. “Se eu estivesse lá, eu pegaria aquela bomba na sua cabeça e a desarmaria”, canta ela.